Loading...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Projeto "Eu Sou assim..."

PROJETO “EU SOU ASSIM”

Este projeto eu desenvolvi na minha escola quando trabalhava com 1a série. Teve a duração de 1 mês e a participação de alunos de 6 e 7 anos. Apresentei na faculdade quando fazia Pedagogia pois o meu trabalho era sobre Projetos interdisciplinares. Aqui só está uma parte dele, a metodologia (passo-a-passo) e alguns objetivos.

Este projeto teve como objetivo a descoberta da identidade da criança, suas características, habilidades, preferências, necessidades e o incentivo à higiene e o conhecimento do corpo humano.

Observe abaixo o passo-a-passo do projeto:

* Pesquisa da história do nome da criança

* Analise da certidão de nascimento

* Confecção de carteira de identidade com foto, dados pessoais e digital

* Confecção do autorretrato no cenário e caracterização e no chão com giz

* Trabalho com o nome (bingo, jogo da memória, chachá, forca, recorte de letras e colagem, analise do nome – primeira letra, número de letras, última letra, letras que se repetem – letras embaralhadas, cartaz de nomes, etc.

* Trabalho com as características dos alunos (agrupamento por cor de cabelo, cor de pele, tipo de cabelo, tamanho, etc.)

* Gráfico , cartaz (quantidade de meninos e meninas na sala)

* Confecção de tabela com registro das características

* Ordem crescente e decrescente na fila

* Conversa sobre “apelido”, discriminação, diferenças, respeito, individualidade, etc.

* Atividades com as preferências das crianças (gosto e não gosto)

* Confecção de linha do tempo

* Confecção de livro com fotos (desde o nascimento) com a ajuda dos pais

* Matemática – idade com material de contagem, comparações, classificações, formas geométricas, numerais, etc.

* Confecção de boneco com formas geométricas

* Brincadeiras ( amigos, bom dia, escravos de Jô, Gato mia, etc.)

* Músicas (Boneco mole, Boneco de lata, Cabeça, ombro..., Comeu pão, Dança da desengonçada, Canoa virou, etc.)

* Partes do corpo (ditado vivo, jogo da memória, identificar as partes do corpo, desenho, etc.)

* Higiene (cartaz, história “O banho”, recorte e colagem com embalagens, mímica, conversa, etc)

* Confecção de Estatuto da Criança com direitos e deveres, conversa, dramatização, ilustração.

A culminância do projeto foi a exposição dos cartazes de autorretrato com sucata, dos livrinhos de foto (Escrevendo minha história...) e um portifólio com as atividades realizadas, fotos, registros, etc.

O projeto teve uma participação efetiva das crianças, que realizaram as atividades com satisfação e alegria, pudemos perceber muitos avanços na escrita, na participação, na convivência e na oralidade.

Com este projeto podemos perceber que é possível trabalhar um tema em todas as disciplinas na alfabetização, criar um projeto não é difícil, é necessário boa vontade, criatividade e disposição, nunca se esqueça de tentar contemplar todas as áreas do conhecimento e principalmente, o tema do projeto deve ser de interesse de todos.

Desta forma a alfabetização fica mais prazerosa e eficaz. O professor deixa de ser o centro do trabalho pedagógico e passa a ser o mediador da aprendizagem, as crianças participam, dão sugestões, negociam, e a cada dia o projeto é construído e reconstruído por todos que estão envolvidos.

O planejamento do projeto deve ser flexível e aberto a mudanças, correções, inovações e melhorias.

Gosto muito de trabalhar com projetos e sempre que der vou postar algum. bjs

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Modelos de livrinhos

É muito bom trabalhar com poesias, construir com as crianças livrinhos. Não fui eu quem fiz mas eu achei a ideia muito criativa. Vale a pena fazer livrinhos durante todo o ano, livrinho de música (um estrofe ou verso em cada página para as crianças ilustrarem ou fazerem colagens), de poesias, de produções textuais, de resenhas, etc. É uma atividade prazerosa e muito construtiva.
Depois postarei mais modelos afinal eu tenho alguns e preciso ainda tirar as fotos para poder postar. Bjs...
* Poesia Leilão do Jardim
* Poesia Ou Isto ou aquilo.
Quem quiser mande um e-mail ou um comentário pedindo estas poesias que eu tenho e enviarei para vocês, para que possam entender melhor os livrinhos, afinal eles estão ilustrados sem os versos.

sábado, 23 de maio de 2009

Projeto Valores


Olá pessoal, achei este livro num site da net, tem tudo a ver com o Projeto de Valores para trabalhar preferências, medos, sentimentos, vontades, etc. Vale a pena xerocar e fazer com as crianças, dar para eles pintarem e discutir página por página. Termine o livro com algumas folhas para a criança colocar as suas vontades...


Espero que gostem porque eu gostei. bjs.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lembrancinhas


Olá amigas, a tempos que eu não postava nada pois estava sem internet (a minha deu um problema), agora estou de volta.
Eu sei que já passou muito tempo mais eu mesmo assim vou postar, guardem as ideias para o ano que vem. São as lembrancinhas de Dia das Mães que fizeram na minha escola.

- Este jarrinho de flor é um peso para porta que a estagiária Aline da minha escola viu numa revista e tentou fazer, ela levou para a gente ver, ficou bem legal, em alguns palitos coloca-se bombons.


- Estas eu e minha irmã fizemos de encomenda para a escola. Dentro nós colocamos um bombom serenata. Nós usamos as cores de EVA que tinha na escola.



- Vejam estes colares foram feitos pela turma de 1o ano e 5o ano com a professora Genise. Ela levou para sala feltro, botão, viés, contas, etc. As crianças montaram cada um o seu, ficaram lindos.





- A Educação Infantil fez uma lembrancinha por dia e ficou uma gracinha. Lembrancinhas simples e fáceis de fazer. Parabéns meninas: Lordinha, Mara e Mirelle. bjs
Flor com pirulito

Imã de geladeira porta-recados
Puxador de sacos com o carimbo da mão das crianças e escrito: Sou seu puxa saco
Quadrinho com palitos de picolé, enfeitado com dobradura de flor e cola relevo.
Imã de geladeira de chinelinho.

Meninas, espero que gostem destas ideias. bjs.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atividades de Matemática

A Matemática é essencial na vida de qualquer ser humano, trabalhar com matemática requer raciocínio e criatividade, não é só dar um exercício no caderno ou no livro e explicar no quadro. Para desenvolvermos o raciocíonio lógico-matemático é necessário estimular a hipótese, a análise, a troca de experiências, o cálculo mental, o arredondamento, a descoberta do algoritimo, a construção do conhecimento, a comparação com a realidade, etc.
Que tal trabalhar com material concreto nas séries iniciais como o material dourado, as barrinhas de cursinaire, os blocos lógicos, o ábaco, o material de contagem (palitos, tampinhas, etc), a criança precisa ter contato com estes material para depois abstrair o seu pensamento.
Antes de dar qualquer conteúdo em matemática, pense em uma música, uma brincadeira, um jogo, um desenho, algo que as crianças possam fazer, para depois registrar no caderno através dos exercícios.
Mas, não adianta só trabalhar com o concreto o tempo todo, é necessário também o registro de tudo que é feito na prática, o registro do pensamento, como eles chegaram àquele resultado, o registro dos pontos em um jogo, das regras, o registro através do desenho de um problema, etc.
Quando começarmos a perceber que a Matemática faz parte da vida, do dia-a-dia e colocarmos as crianças para pensar através de atividades que envolvem o seu cotidiano, as suas brincadeiras, a sua rotina, ai sim, eles perceberão o quanto a matemática é real e não abstrata como muitos pensam...
Há muitos jogos que podem ser feitos para trabalhar com a Matemática, depois postarei algumas sugestões bem interessantes.
Mas o mais importante é usar a criatividade, adaptar, criar, renovar...
Está na hora de mudarmos nossas aulas de matemática.
Desde a Educação Infantil, devemos já trabalhar com a matemática através de jogos e brincadeiras.
Fica aqui algumas sugestões de exercícios... Espero que aproveitem alguns nas suas aulas, basta dar dois cliques na figura e salvar. Depois é só imprimir. bjs carinhosos.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mais selinhos




Ganhei este selinho da minha amiga do blog http://aartedeensinareaprender.blogspot.com/


1-Escrever uma lista com 8 características suas.
2-Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder.
3-Comentar no blog de quem nos convidou.
4-Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da “convocação”.

*Sobre mim*
*Amo muito Deus, meu criador e senhor;
*Amo minha família, meu marido e meus filhos;
*Gosto muito do que faço;
*Sou amiga;
*Sou responsável;
*Gosto muito de fazer artesanato;
*Amo trabalhar na minha igreja com os jovens;
*Estou curtindo muito ser blogueira.

*Repassando...