segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Projeto anual de Valores



PROJETO ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ-construindo Valores”
Elaborado por Morgana S. Portugal
1- JUSTIFICATIVA
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta escola e em muitas outras.
Há vários projetos de cidadania registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência, desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Mas estes problemas também estão no interior da escola particular, talvez camuflados, ou com outra roupagem, mas existem. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas as escolas de rede pública e privada devem levar a sério a sua missão de partícipe na construção da cidadania dos educandos.
Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.

2- OBJETIVOS
Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.

3- DESENVOLVIMENTO
3.1- TEMA CENTRAL: Eu e o outro
POR QUÊ? Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO: 1o e 2o bimestre
SUBTEMAS:
Fevereiro- Convivência e Regras
Março- Solidariedade e Cooperação
Abril- Limpeza e organização
Maio- Igualdades e diferenças – respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Textos, poesias, mensagens, fábulas.
· Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
· Discussão sobre as necessidades básicas do homem
· Debate sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades e situações. Excursão ao asilo, Peti, Casa de Passagem, etc.
· Produção de texto, Relatório e ilustração
· Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
· Maquetes dos lugares visitados
· Confecção de livro
· Dinâmicas
· Entrevistas com especialistas
· Amigo Anjo, correio elegante
· Exploração de cartazes, figuras e mensagens
· Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas
3.2- TEMA CENTRAL: Eu e os problemas do mundo
POR QUÊ? Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto da gente.
PERÍODO: 3o e 4O Bimestre
SUBTEMAS:

Agosto: Destruição do meio ambiente, o que fazer com o lixo

Setembro: Violência e guerras, necessidade da paz

Outubro: As crianças (diferentes realidades)
Novembro: Doenças e vícios
Dezembro:Avaliação do projeto e culminância

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

· Pesquisa sobre os temas abordados
· Debate, filmes
· Cartazes, painéis
· Campanhas, Confecção de panfletos
· Recorte de reportagens
· Confecção de jornal
· Trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido
· Júri simulado sobre os temas propostos
· Dinâmicas e vivências
· Palestra e entrevistas (policiais, médicos e outros profissionais).
· Visitas (PETI, creche, Lixão)
· Dramatizações
· Poesias, textos informativos, fábulas, mensagens.
· Exploração de figuras
· Exploração de situações atuais e do dia-a-dia, relatórios

5. DURAÇÃO
Todo o ano letivo

6- CULMINÂNCIA
No final do ano haverá uma festa com exposição do material coletado, fotos, e todo material produzido durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os temas abordados no projeto.
Haverá também a gravação de um CD com as músicas do projeto.

7-AVALIAÇÃO
Após cada Unidade de Estudo, no final de cada bimestre haverá um debate para ver o que aprenderam, o que mudou, o que poderá mudar. Depois do debate cada criança preencherá uma ficha de desempenho. Durante o bimestre o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas, excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto-avaliação.

Apostila com 55 páginas com o projeto na íntegra e sugestões de atividades (inclusive atividades prontas para xerocar). Valor R$ 15,00 (eu envio por e-mail). Interessados mandar um e-mail para mim. morganaportugal@hotmail.com

80 comentários:

  1. Estou pesquisando um tema para desenvolver com meus pequenos em 2009, adorei seu blog!!! Parabéns pela iniciativa!!!
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Morgana, amei seu projeto sobre VALORES. A credito que as escolas devem trabalhar constantemente tenas relacionados a este, em todas as idades de seus alunos, iniciando com os pequeninos.
    Seu Blog está belo!!
    Parabéns por querer compartilhar suas idéias e experiências com as pessoas.
    Também tenho algumas experiências, mas não tenho blog, nem ourkut para dinsponibilizálos para trocarmos experiências. Poderia fazer isto por email. Você se interessa?
    Há!! Pena que não foi possível observar seu projeto na íntegra, pois a marte de metodologia não ficou apresentada. Houve erros.
    Ione Betânia
    (64) 81240812

    ResponderExcluir
  3. Ione, precisei enxugar ao máximo o projeto para não ficar muito extenso no blog, mas a metodologia está em desenvolvimento e procedimentos didáticos. tenho uma pasta com várias sugestões para montar um livro ou um caderninho. e vc não deixou o seu e-mail. Deixe na parte dos recadinhos e retornarei. bjs.

    ResponderExcluir
  4. Morgana, seu projeto sobre valores realmente está muito interessante, principalmente por se tratar de um tema tão necessário de ser trabalhado com nossos alunos.Gostaria de conhecer a parte de metodologia e outras sugestões. Um abraço!
    Socorro Santana

    ResponderExcluir
  5. estou pesquisando esse tipo de projetos e adorei o seu vou pegar a idéia pra minha escola e construir um projeto de acordo com a realidade dos alunos da minha escola

    ResponderExcluir
  6. Seu projeto é muito interessante, que pena que não é possivel visualizar os procedimentos didáticos.

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  7. morgana amei o seu projeto e gostaria que vc me enviasse a metodologia.suelenemorais@yahoo.com.br.abr5aços

    ResponderExcluir
  8. Parbéns. Precisamos cada vez mais de colegas professores como você! Cada projeto realizado é um aprendizado a mais e os conhecimentos ficam cada vez mais ricos!

    Vanete Mendes

    ResponderExcluir
  9. Sou do curso de pedagogia da FAL em Natal/RN, estou com dificuldades em fazer meu projeto vc pode enviar um modelo p/ mim.
    obrigada
    wilma_na@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria muito de receber seu projeto de valores. Adorei!
    Se poder, me mande por e-mail.
    lua.luinha@hotmail.com
    Desde já, agradeço sua atenção,

    Luana Rollim

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo seu trabalho. Amei seu projeto de valores e gostaria que vc me enviasse a metodologia. marthahepp@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá! Trabalho com projeto sociais em uma ONG e atendemos crianças carentes em uma região com auto índice de violencia, gostaria muito de conhecer melhor seu projeto de valores. Poderia me enviar por e-mail:
    alynnestephanie@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo projeto, me clareou a mente para criar um com os meus alunos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. gostei muito do seu projeto.Nossa escola este ano vai trabalhar assim. Gostaria de sugestões de como trabalhar estes valores.

    ResponderExcluir
  15. Excelente! é fundamental essas experiências para realizarmos o que mais nos interessa: a aprendizagem do aluno de forma dinamizada.aibabarros@uol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Sou professorae gostei muitodoseublog.
    Gostaria de receberemmeue-mail materiais sobre Valores,pois trabalharei este tema durante todo o anode 2010,comcrianças de08 a 12 anos.
    Um abraço.
    Raquel

    ResponderExcluir
  17. oi, amei seu projeto sobre valores, gostaria de receber o mais rápido possível, pois irei trabalhar um projeto sobre valores e sei que sua contribuição será bem vinda. bjs espero ansiosamente.
    luciafsilva.smc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Moragana preciso muito de um Projeto sobre Valores e o seu está ótimo, vc pode me eviar por email. Grata
    monica.rehem@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. parabens pelo seu trabalho adorei seu projeto vc poderia fazer um pra mim. ficarei agradecida pode enviar pro meu endereço fernanda-costa-santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. adorei o seu blog, entendo que blogs como este só vem a favorecer a educação de nosso país

    ResponderExcluir
  21. oi !! adorei seu blog,pode me enviar a metodologia do seu projeto.. ficaria muito grata.. patygirl2007mg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. adorei seu blog!! pode me enviar a metodologia do seu projeto ? ficaria muito grata. patygirl2007mg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Parabens e muitissimo obrigada atraves do seu projeto pude ampliar mais o da nossa escola Seja Feliz


    14 de abril de 2010

    ResponderExcluir
  24. Morgana, fiquei feliz pelo seu projeto sobre valores. Sou coordenador de uma escola pública com uma quantidade expressiva de alunos. Tenho enfrentado muito alunos com problemas de violencia, desinteresse pelo estudo e muita indisciplina. Gostei muito da sua proposta. Se fosse possível eu gostaria de receber por e-mail o projeto no seu total,e já faço um convite para você fazer conosco a culminância em nossa escola aqui na Cidade de Parauapebas no Pará. Meu e-mail e ayrtonrmoraes@hotmail.com
    Obrigado
    Ayrton

    ResponderExcluir
  25. Olá, gostaria muito de receber seu projeto de valores. Adorei!
    Se poder, me mande por e-mail.
    Desde já, agradeço sua atenção,
    Como faço pra pagar o projeto?
    Adriana Porto

    ResponderExcluir
  26. Leandro márcio.
    Olá! parabéns, seu blog é muito bom, sou professor, estava precisando ler algo sobre cidadania e assim desenvolver um trabalho com os pequenos, seu blog me serviu muito, adorei, muito obriga pela ajuda

    ResponderExcluir
  27. Amei seu projeto!Gostaria muito de receber por
    email.rosiribeirorenovo@.hotmail.com Beijos e parabens! Rosi.

    ResponderExcluir
  28. Morgana, este projeto é muito interessante e com certeza, pode e deve ser aplicado em qualquer escola sendo que, após 17 anos de docência, verifico que os valores estão cada vez mais, diminuindo. Parabéns

    ResponderExcluir
  29. meu nome é meire sou diretora em uma escola de periodo integral...estou incluindo algumas de suas ideias em nosso projeto...gostei muito

    ResponderExcluir
  30. Olá Morgana sou professora do fund.I e atualmente estou trabalhando com a turma do 5ano,e gostei muito do seu projeto e gostaria que me mandasse por e-mail alessandra-p-silva@hotmail.com é traço e não anderlane! conto com sua ajuda e Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá Morgana! Está de parabéns pelo seu projeto!
    Gostaria de aproveitá-lo para trabalhar em minhas turmas do 5º ano, pois a cada dia percebemos que os valores estão sendo esquecidos!
    se possível gostaria que enviasse por completo.
    meu email kil2004@ig.com.br
    Abraços e sucessos!!

    ResponderExcluir
  32. Olá Morgana! Está de parabéns pelo seu projeto!
    Gostaria de aproveitá-lo para trabalhar em minhas turmas do 5º ano, pois a cada dia percebemos que os valores estão sendo esquecidos!
    se possível gostaria que enviasse por completo.
    meu email kil2004@ig.com.br
    Abraços e sucessos!!

    ResponderExcluir
  33. Adorei seu projeto, gostaria de recebelo por email: drica_morais@hotmail.com
    Agradeço beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá Morgana, gostaria de saber se voce já tem pronto o projeto de matemática para trabalhar do 1º ao 5º ano.aguardo resposta. marlucecaetano21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Oi, seu projeto é bastante interessante, se possível gostaria q voce me enviasse as musicas do cd valores
    meu email e: omachaves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. olá, morgana, adorei o seu projeto de valores e gostaria de receber a metodologia por email, pois na minha escola iremos trabalhar esse tema nesse ano de 2011,e quero parabenizá-la pelo lindo trabalho e ressaltar sua grande contribuição a educação. Aguardo contato meu email é: eliane.barros@hotmail.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito do projeto. Peguei várias idéias que pretendo desenvolver na minha escola a partir de seu projeto. Agradeço por multiplicar com outros educadores suas idéias.

    ResponderExcluir
  38. ola morgana, fiquei muito interessada em seu projeto, achei o maxima, parabens ...eu tbm desenvolvo um projeto de valores onde eu trabalho, so que tenho dificuldades em achar atividades relacionadas aos temas, sera que vc tem algo que possa me ajudar? tomara que sim... meu email é rafa_ela.chaves@hotmail.com
    abraços

    ResponderExcluir
  39. Olá, gostei muito do seu projeto. Sou professora de Ed. Física e vou desenvolver justamente um projeto assim, sobre valores na escola na qual estou atuando. Se pudesse me enviar o seu projeto na sua totalidade, ficaria muito grata. Ficarei aguardando. email: edf_inocencio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. amei seu projeto, podes me enviar por e-mail:
    dlsordi@yahoo.com.br
    Adorei seu blog tem muitas sugestões legais, parabéns!!!! abraços Débora

    ResponderExcluir
  41. Oi, gostei muito do seu blog, parabéns!!
    Adorei o projeto de valores e se pudesse me enviar por e-mail, ficarei grata.
    Estou aguardando.
    andreiajdom@gmail.com
    Beijocas,
    Obrigada.
    Andréia

    ResponderExcluir
  42. gostei muito do projeto de valores, leciono a quarta série do ensino fundamental, e procuro sempre renovar a minha, pratica docente. gostaria muito , receber , um exemplo de projeto , para adptar na minha turma. ficarei aguardando. email.asoares@yahoo.com

    ResponderExcluir
  43. Oi!Adorei seu projeto e pretendo realiza-lo em minha escola. Trabalho com uma turma de quarto ano em Ibirité...Obrigada por compartilhar suas ideias.
    Mônica

    ResponderExcluir
  44. Morgana,adorei seu projeto e estou trabalhando com minha turma justamente um projeto de valores.Gostaria de receber a apostila projeto valores.Ficarei muito grata.
    email:alessandra.pazini@yahoo.com.br
    Alessandra

    ResponderExcluir
  45. Ola, adorei sua proposta e gostaria de conhecê-la melhor. Poderia mandar pra mim? giulianaribeiro2009@hotmail.com
    obrigado e muito sucesso..............

    ResponderExcluir
  46. Parabens pelo seu projeto. Está excelente! e precisamos urgente resgatar estes valores,e tenho interesse na apostila. Meu e-mail é celizacarvalho@uol.com.br.
    Obrigada por contribuir conosco. Celiza

    ResponderExcluir
  47. Parabens pelo seu projeto.
    Está excelente, tenho interesse em atividades
    relacionadas com os valores ou a apostila.
    Meu email é dorinhabarbosa2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Adorei o seu projeto. Estou iniciando agora, fcaria muito feliz se pudesse contar com a sua ajuda me enviando sugestões de atividades, dinâmicas, músicas, filmes, etc. Não sou professora de educação religiosa, mas pretendo trabalhar com projetos para resgatar os valores que estão perdidos.
    Obrigada pela colaboração.iveteneres08@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pelo seu projeto. Está excelente! Gostaria muito de receber a metodologia, sugestões de dinâmicas, filmes, etc. Ficarei muito grata se você me mandar.
    Desde já muito obrigada. meu e-mail iveteneres08@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  50. Parbéns pelo projeto. Gostaria de receber mais sugestões e metodologia para enriquecer nosso trabalho. Obrigada. dricamg@msn.com

    ResponderExcluir
  51. Parabéns querida pelo seu projeto.Eu amei pois era tudo que eu precisa para começar trabalhar com meus aluninhos.

    Beth/2011

    ResponderExcluir
  52. Parabéns pelo seu projeto.Gostaria que de recebe-lo, pois pretendo aplicar na escola onde trabalho. Agradeço se você enviar para o meu e-mail.terlucinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Olá Morgana! Parabéns pelo seu Projeto.Gostaria de trabalhar com este projeto em minhas turmas do 5º ano, pois a cada dia percebemos que os valores estão sendo esquecidos! Se possível gostaria que enviasse por completo. Ficarei aguardando.Gostaria de saber também com faremos o pagamento da apostila. Meu email: mariajcavalcante@hotmail.com
    Abraços e sucessos!!

    ResponderExcluir
  54. Parabéns!!1 Muitíssimo interessante!! Poderia me mandar ele completo, ou a parte da metodologia por e-mail? Fico-lhe muito grata! katiahvc1000@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Gostaria de receber o projeto valores por email gostaria de saber como realizo o pagamento me envie resposta por este email sanches.nena @gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Morgana para que eu receba a apostila de valores completa por email devo depositar 20,00?Obrigada por ter me respondido já estou com os dados para o depozito.

    ResponderExcluir
  57. Olá Morgana
    Trabalho numa escola rural com turmas ainda juntas,pre´e 1º ano, amei oseu projeto sobre valores , gostaria de receber o mesmo po email como devo proceder para receber.
    email;freibenjamim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Gostei muito do seu projeto sobre valores e adoraria receber no meu eimail, desde já agradeço parab´ns pelo blog

    arleneandrade2011@hotmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  59. Marili disse....
    Olá Morgana trabalho em uma escola pública em que estou diretora a dez anos e trabalhar valores é fundamental ,por isso adorei o seu projeto tem tudo haver com a nossa realidade com o que queremos desenvolver com mais ênfase esse ano. Gostaria de receber por imail.marili.quijingue@hotmail.com
    Como poço fazer para ter esse projeto completo com as sugestões de atividades.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Oi Morgana, trabalho com projetos sociais no Programa CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistencia Social e programa PETI e gostei muito do seu projeto, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  61. Amei! Gostaria de receber o projeto na íntegra. Obrigada!
    e-mail diaz-roselene@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá tudo bem? Parabéns pelo seu projeto. Gostaria de recebê-lo para adaptá-lo a minha escola. obrigada.
      e-mail dulcepreviati@hotmail.com

      Excluir
  62. queria saber como faço para pedir a apostila e fico muito grato em fazer parte desse aprendizado.

    ResponderExcluir
  63. queria saber como faço para pedir essa apostila de projeto, obrigado aguardo resposta o mais breve possivel.
    meu email é josecorreia49@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Gostaria de receber seu projeto meu emeil é kau_200@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Adorei o seu pojeto.
    Gostaria de receber o mesmo pelo email. soaneaurora@hotmail.com
    Tenho urgência do mesmo.
    Como proceder o pagamento?

    ResponderExcluir
  66. Olá Morgana
    Adorei seu projeto. Continue nos ajudando. Assim poderemos criar mais oportunidades educativas para que as crianças, e os adolecentes possam vivenciar as situações que façam tomar decisões, ter atitudes.

    Prabéns!

    ResponderExcluir
  67. Gostaria de receber o seu projeto por email. vaniabgiacomin@hotmail.com
    Estamos precisando algo nesse sentido. Quem sabe seja adaptável à realidade catarinense.
    Como proceder o pagamento?

    ResponderExcluir
  68. Olá Morgana!!!!
    Adorei o seu projeto e gostaria de vê-lo na íntegra por email: van_pinho@yahoo.com.br.
    Aguardo contato.
    Obigada

    ResponderExcluir
  69. Morgana adorei o seu projeto sobre valores e gostaria de recebê-lo na íntegra seria possível?
    e-mail Silviaariam@gmail.com
    Aguardo contato
    Obrigada

    ResponderExcluir
  70. estava pesquisando sobre projetos, pois como professora de Sociologia no 1º ano do ensino , senti a necessidade de trabalhar com valores e encontrei o seu . Achei maravilhoso.Estou mandando o meu e-mail, caso você tenha algo mais , me envie, ficarei grata. costatelma2@gmail.com
    Quero comprar as apostilas sobre valores . Dê-me um retorno de como posso adquirir.

    ResponderExcluir
  71. Olá Morgana..adorei o seu projeto adoraria vê-lo na íntegra!!!!
    email:mari.mille@hotmail.com
    Aguardo anciosamente pelo seu contato

    ResponderExcluir
  72. amei o seu projeto ,tenho dificuldade de trabalhar com projeto , não tive a oportunidade de receber instruções .Mas sou louca por projeto porque acredito no desenvolvimento quando trabalhamos em conjunto e falando a mesma lígua.

    ResponderExcluir
  73. adorei seu projeto vou trabalhar com minha turma justamente um projeto de valores.Gostaria de receber a apostila projeto valores.Ficarei muito grata. me responda se posssivel . silvanay1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. O motivo deste é pedir ajuda para eu trabalhar com projetos, pois estou coordenadora e preciso de ajuda para movimentar o PETI, queria alguns modelos de projetos que possam nortear meu trabalho, ficarei muito feliz e grata.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  75. Olá, ainda vende essa apostila com o Projeto Valores?
    Poderia me dar mais detalhes por e-mail?
    moniquevbotelho@gmail.com
    Obrigada, Monique

    ResponderExcluir
  76. Comprei e recomendo a todas as profes e escola. Está fazendo sucesso em nossa escola!!!

    ResponderExcluir
  77. Morgana,

    Preciso de um projeto sobre Inteligência Emocional nos mesmos moldes desse teu de valores. Você faz? Quanto custa? Me manda o esboço por e-mail? moniquevbotelho@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. Ainda vende. Quero detalhes. suelimariademenezes@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Bom dia. Gostaria muito de conhecer mais a fundo seu projeto. Você pode me repassar informações, o projeto e a forma de pagamento através do email leda.lang@bol.com.br.
    Estou realizando minha pesquisa de mestrado sobre cidadania e este material será de grande valia. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir