Loading...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Olá, olha só o que eu achei no blog Baú de Idéias, para mandar uma mensagem de início de ano é uma ótima ídeia, gostei muito.


Gosto muito de trabalhar com dobraduras com meus alunos, aqui estão algumas idéias e com o passar do tempo postarei outras.



Capinhas para caderno





Olá, início de ano sempre precisamos fazer as capas dos cadernos dos nossos alunos, aqui estão algumas sugestões. Estas eu encontrei na Net, as minhas eu montei usando desenhos de contos de fada, porém eu fiz no word e não consegui postar. Deixa para a próxima. Bjs.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Projeto literatura "Os notáveis da leitura"




Olá, gosto muito de trabalhar com projetos e outro projeto que desenvolvemos na nossa escola é o de literatura, ele é desenvolvido durante todo o ano letivo distribuido da seguinte maneira.
1o bimestre - fábulas e Monteiro Lobato
2o bimestre - Contos de fadas e Histórias em quadrinhos
3o bimestre- Lendas, parlendas, trava-lingua
4o bimestre - músicas e poesias
Durante este ano estarei postando algumas idéias para trabalhar com este projeto. Montamos um livrinho com atividades e desenvovemos também atividades práticas como roda de leitura, leitura compartilhada, biblioteca, hora da história, debate, dobradura, ilustração, recorte e colagem, etc.
Como culminância deste projeto fazemos no mês de novembro a feira do livro que estou postando abaixo algumas fotos da Feira do ano passado. bjs.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Projeto anual de Valores



PROJETO ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ-construindo Valores”
Elaborado por Morgana S. Portugal
1- JUSTIFICATIVA
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta escola e em muitas outras.
Há vários projetos de cidadania registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência, desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Mas estes problemas também estão no interior da escola particular, talvez camuflados, ou com outra roupagem, mas existem. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas as escolas de rede pública e privada devem levar a sério a sua missão de partícipe na construção da cidadania dos educandos.
Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.

2- OBJETIVOS
Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.

3- DESENVOLVIMENTO
3.1- TEMA CENTRAL: Eu e o outro
POR QUÊ? Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO: 1o e 2o bimestre
SUBTEMAS:
Fevereiro- Convivência e Regras
Março- Solidariedade e Cooperação
Abril- Limpeza e organização
Maio- Igualdades e diferenças – respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Textos, poesias, mensagens, fábulas.
· Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
· Discussão sobre as necessidades básicas do homem
· Debate sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades e situações. Excursão ao asilo, Peti, Casa de Passagem, etc.
· Produção de texto, Relatório e ilustração
· Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
· Maquetes dos lugares visitados
· Confecção de livro
· Dinâmicas
· Entrevistas com especialistas
· Amigo Anjo, correio elegante
· Exploração de cartazes, figuras e mensagens
· Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas
3.2- TEMA CENTRAL: Eu e os problemas do mundo
POR QUÊ? Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto da gente.
PERÍODO: 3o e 4O Bimestre
SUBTEMAS:

Agosto: Destruição do meio ambiente, o que fazer com o lixo

Setembro: Violência e guerras, necessidade da paz

Outubro: As crianças (diferentes realidades)
Novembro: Doenças e vícios
Dezembro:Avaliação do projeto e culminância

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

· Pesquisa sobre os temas abordados
· Debate, filmes
· Cartazes, painéis
· Campanhas, Confecção de panfletos
· Recorte de reportagens
· Confecção de jornal
· Trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido
· Júri simulado sobre os temas propostos
· Dinâmicas e vivências
· Palestra e entrevistas (policiais, médicos e outros profissionais).
· Visitas (PETI, creche, Lixão)
· Dramatizações
· Poesias, textos informativos, fábulas, mensagens.
· Exploração de figuras
· Exploração de situações atuais e do dia-a-dia, relatórios

5. DURAÇÃO
Todo o ano letivo

6- CULMINÂNCIA
No final do ano haverá uma festa com exposição do material coletado, fotos, e todo material produzido durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os temas abordados no projeto.
Haverá também a gravação de um CD com as músicas do projeto.

7-AVALIAÇÃO
Após cada Unidade de Estudo, no final de cada bimestre haverá um debate para ver o que aprenderam, o que mudou, o que poderá mudar. Depois do debate cada criança preencherá uma ficha de desempenho. Durante o bimestre o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas, excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto-avaliação.

Apostila com 55 páginas com o projeto na íntegra e sugestões de atividades (inclusive atividades prontas para xerocar). Valor R$ 15,00 (eu envio por e-mail). Interessados mandar um e-mail para mim. morganaportugal@hotmail.com

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Algumas sugestões para o início das aulas


Cartazes, atividades, incentivos, eu sei que estamos de férias, mas não custa começar a pensar em algumas coisas. Vale a pena salvar ou copiar. bjs.













Aqui estão mais algumas idéias que achei na net. Entrem nestes blogs e vcs verão muito mais... Estou encantada com estes trabalho. Eu também trabalho com EVA mas ainda não tirei fotos dos meus materiais, logo, logo, estarei postando minhas criações.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Valores

Olá, gosto muito de trabalhar com valores, desenvolvo um projeto na minha escola sobre a construção de valores, aqui estão algumas atividades que desenvolvi com os meus alunos.

Nome: ____________________________ Data: ___/___/___

CONHECENDO-SE

Leia as palavras abaixo, reflita e depois responda:

PESSIMISTA MEIGO BRINCALHÃO SÉRIO

COMPANHEIRO INVEJOSO CORAJOSO FELIZ

CONFUSO RECLAMADOR CHATO NERVOSO

CARINHOSO HUMILDE SONHADOR CALMO

MEDROSO ALEGRE MALCRIADO AMIGO

* Eu sou: _____________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

* Eu não sou: __________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

* Eu gostaria de ser mais _________________________

______________________________________________

* Gostaria de não ser ____________________________

______________________________________________

* Faça no seu caderno o seu auto-retrato.



Nome: ____________________________ Data: ___/___/___

FÁBULA DA CONVIVÊNCIA

Durante uma era glacial, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem as condições do clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver começou a se unir, a juntar-se mais e mais.
Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte.
E afastaram-se feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...
Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco com jeito, precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos.
Assim suportam-se resistindo à longa era glacial.
* Escreva o que você entendeu do texto.

Nome: ____________________________ Data: ___/___/___

REGRAS DE CONVIVÊNCIA
Hoje discutimos na sala sobre a importância das regras na nossa vida para que haja uma boa convivência. As regras existem em toda a sociedade e são necessárias para a sua organização. Na escola também temos regras. Pense sobre isso e escreva nas linhas abaixo 6 regras que você julga importante na escola.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* Agora ilustre 2 destas regras em seu caderno:

Tenho outras sugestões, quem quiser mais idéis, deixe o seu comentário.

Arte com EVA











Vejam o que eu encontrei nos blogs que eu visito, boas sugestões para o inicio do ano letivo. Entrem e comprovem vcs também, vejam na minha lista de blogs. bjs.