Leve em conta o desenvolvimento de diferentes habilidades: sociais, cognitivas, afetivas, motoras, linguísticas, psicológicas, comportamentais, etc.
Evite julgamentos, pontue os pontos positivos e os pontos para melhoria e reflexão. Avalie o seu aluno diariamente. Eu tinha um caderninho que dividia 2 páginas para cada aluno da turma e ia escrevendo ali, tudo que ia observando. Para me auxiliar posteriormente na avaliação e no relatório.
Hoje já não trabalho mais com Educação Infantil, e acredito que muita coisa já mudou, mas como pedagoga, normalmente, precisamos elaborar relatório de alunos a pedido de pais e psicólogos. E esta sugestão abaixo também me ajuda.
Peguei este modelo na internet e fiz algumas alterações, porém, não sei a fonte para dar os devidos créditos.
SUGESTÕES
DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
|
|
VOCÊ PENSA
|
VOCÊ ESCREVE
|
O aluno não sabe
|
O aluno não adquiriu os conceitos, está
em fase de aprendizado.
|
Não tem limites
|
Apresenta dificuldades de autorregulação,
pois ...
|
É nervoso
|
Ainda não desenvolveu habilidades para
convívio no ambiente escolar, pois...
|
Tem o costume de roubar
|
Apresenta dificuldades de autocontrole,
pois...
|
É agressivo
|
Demonstra agressividade em situações de
conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja.
|
É bagunceiro, relaxado, "porco"
|
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de
higiene e de cuidado com seus pertences.
|
Não sabe nada
|
Aprendeu algumas noções, mas necessita
desenvolver...
|
É largado da família
|
Aparenta ser desassistido pela família,
pois...
|
É desobediente
|
Costuma não aceitar e compreender as
solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
|
É apático, distraído
|
Ainda não demonstra interesse em
participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da
realidade, envolvido em seus pensamentos.
|
É mentiroso
|
Costuma utilizar inverdades para
justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
|
É fofoqueiro
|
Costuma se preocupar com hábitos e
atitudes dos colegas.
|
É "chiclete"
|
E muito afetuoso, demonstra
constantemente seu carinho...
|
É sonso e dissimulado
|
Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
|
É preguiçoso
|
Não realiza as tarefas, aparentando
desânimo e cansaço, logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
|
É mimado
|
Aparenta desejar atenções diferenciadas
para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
|
É deprimido, isolado, antissocial
|
Evita o diálogo com colegas e
professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes
próprias de convívio social.
|
É tagarela
|
Costuma falar mais que o necessário, não
respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
|
Tem a boca suja
|
Utiliza-se de palavras pouco cordiais
para repelir ou afrontar.
|
Possui distúrbio de comportamento
|
Apresenta comportamento fora do comum
para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...
|
É egoísta
|
Ainda não sabe dividir o espaço e os
materiais de forma coletiva
|
Espero ter ajudado.
Se tiverem mais alguma ideia, coloquem nos comentários.
Gostei muito! com certeza irá me ajudar! obrigada!
ResponderExcluirAmei essa descrição, vai ajudar e muito no relatório individual do meu aluno. Obrigado!!!
ResponderExcluirBom dia! Essa é uma super sugestão para todos os professores!
ResponderExcluir