sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Dinâmicas para a primeira semana de aula



As dinâmicas de integração são excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:

- que os participantes se apresentem
- que memorizem os respectivos nomes
- que iniciem um relacionamento amistoso
- que se desfaçam as inibições
- que falem de suas expectativas

1) Eu sou... e você, quem é?

Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

2) Apresentante:

Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3- Alô, alô!

Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.

4- Procurando um coração...

Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.
www.projetospedagogicosdinamicos.kit .net

26 comentários:

  1. Nivalda Braga
    Oi!!!!! Parabéns pelo seu blog.Achei muito interessante.Gostaria muito de trocar idéias sobre orientação educacional com Fun damel II.Abraços!!!!
    nivabraga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. essas dinamicas são fantástic. ameias

    ResponderExcluir
  3. olar querida... Voce mora perto de onde moro..rsrsr
    Adorei as trocas idéias pedagógicas...
    Começei educar como voluntaria em um Ong para crianças especias...
    Queria trocar figurinhas com vc..
    Meu email: mayurealves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi vou trabalhar com o maternal e estou iniciando minha carreira agora se puder me ajudar ficarei muito grata. Beijos karina

    ResponderExcluir
  5. KKKKKK...QUE LEGAL VOU USAR A DINÂMICA DOS CORAÇÕES !!!!! ACHEI MUITO BOA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá sou professora há dez anos já ensinei do maternal ao 2º grau Ensino Médio e amei suas ideias de dinâmicas, mas o que mais gosto de fazer é alfabetizar se puder mande ideias para mim. clemildafreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, valeu pelas ideias pedagógicas, doces, singelas e alegres. Elas expressam a alegria que há em você pelo ato do educar e de viver este momento.
    Parabéns pelo blog!!!!

    Michel Dal Col Costa
    Serra-ES

    ResponderExcluir
  8. simplismente fantastica,esssas dinamicas.
    elizamaciel2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii.. ADorei suas dinâmicas...
    Visite meu blog tambem, assim podemos trocar ideias..
    abraços
    thainara..
    www.educacaoadventista.org.br/blog/profthaygoulart

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS QUERIDA SUAS IDÉIAS SÃO BASTANTE ENVOLVENTES E CERTAMENTE IRÃO CONTRIBUIR BASTANTE PARA O ENTROSAMENTO INICIAL DE MEUS ALUNOS...BJS E OBRIGADA

    ResponderExcluir
  11. Legal!!! São todas fantásticas as suas dinâmica! Mas a do coração então, vai ser a minha predileta paara a abertura do primeiro dia fde aula. Obrigada e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. acabei de descobrir seu blog e amei de verdade. É showwwwwwwwwww!!!!!!!


    Carmem

    ResponderExcluir
  13. Estou voltando das férias e decidi procurar algo novo. que legal Achei seu blog e adoreeeiii!!! bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei suas dicas.....parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ana
    Amei as dinamicas!Esta de parabens!

    ResponderExcluir
  16. adorei as sugestões vou usar com os meus professores e indicar para trabalhar com os alunos.obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  17. Parabéns suas dinâmicas estão ótimas!
    Crys

    ResponderExcluir
  18. Eu Guacimira de Sousa coordenadora pedagógicade castanhal Para.Meu e.mail é Guacimira@hotmail.com.Tenho varias outras dinamicas podemos trocar idéias.

    ResponderExcluir
  19. eu sou professora da rede publica do municipio de livramento bahia encontrei com estas belissimas atividades e me encantei por tamanha inteligencia parabens ira me ajudar muito amo de coraçao meus alunos .jailce alves.

    ResponderExcluir
  20. OI adorei a dinâmica do primeiro dia de aula, gostei e também dei como sugestão no meu blog.
    Visite o meu blog, link ABAIXO.
    http://eduspa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. caros amigos;estou cursando o 3º semestre em pedagogia, e passo por um momento muito difícil,então venho pedir encarecidamente por um modelo de projeto (do 1º ao 5º ano).desde já muito obrigado.
    p/ contato: carllos1281@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Dinâmica da bexiga
    "Entregar uma bexiga para cada catequizando.Catequista: Eu queria dar um presente a cada um de vocês. Andei pelas lojas e encontrei uma que vendia coisas diferentes. Entrei nela e comprei um pouco de sol, um pouco de chuva, um pouquinho de vento e bastante sorriso. Comprei um pouquinho de lágrimas, pois há pessoas que gostam de chorar nas alegrias. Comprei um pacote de razão. Comprei serenidade, paciência, respeito, sinceridade, verdade. Comprei muita compreensão perdão, romantismo e gentileza. Vi pacotes de amor e paz junto com a alegria e comprei muito, muito mesmo. Tinha orgulho, vaidade, mas isso eu não comprei nada. Da solidão eu passei longe, mas fui no balcão da amizade e do companheirismo e comprei tudo o que havia. Comprei também essa bexiga, que simboliza o coração de vocês, para que vocês pudessem guardar esses presentes dentro dela. Vamos então encher essas bexigas com esses presentes? ... Bem devagar para não estourar... Encheram?... Agora cada um pense em mais um presente desses e coloque dentro da bexiga, enchendo ela mais um pouquinho. Agora, amarre a bexiga! Ah! Lembrei-me de uma coisa. Esses presentes não podem ficar só conosco. É preciso fazer o gesto da partilha. Vamos então trocá-los uns com os outros. (Trocar as bexigas). Agora que vocês trocaram preciso contar-lhes um detalhe. Na loja especial onde encontrei tudo isso, me disseram que esses presentes precisam ser espalhados pelo mundo e essa missão é nossa, precisamos transbordar esse mundo com esses presentes maravilhosos. De que maneira? Vamos estourar as bexigas."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ADOREI ESTA SUA DINÂMICA.VOU FAZER NA MINHA TURMA DE 2º ANO.

      Excluir
  23. Adorei esta dinâmica, fiz algumas adaptações acredito que sua aplicação será emocionante para todos. Depois eu conto como foi.

    Prof. Marcilene.

    ResponderExcluir
  24. Gostei da dinâmica dos corações. Também pode ser usada para apresentação. Depois que achar a metade os colegas conversam e um apresenta o outro para a turma.

    ResponderExcluir