segunda-feira, 6 de abril de 2009

Valores "Identidade e Convivência"


Estou trabalhando Identidade com os meus alunos, neste 1o bimestre o tema central é IDENTIDADE E CONVIVÊNCIA
Já conversamos sobre as regras de convivência, fizemos um cartaz com o Estatuto da Sala, com regras que eles elaboraram. É importante neste momento questionar o porque da regra e evitar colocar o NÃO na regra. Ex.: Não pode gritar na sala - ao invés desta regra trocar por _ Evitar gritar na sala, ou, Fale sempre baixo com as pessoas.
Você pode também estabelecer "multas" para cada regra. Ex.: correu, volta e vem andando, riscou a mesa pega um pano e limpa, Não ficou quieto na fila vai ser o último da fila, etc, essas multas podem e devem ser elaboradas pelas crianças, de preferência que elas sejam de acordo com as regras.

- A pedidos de alguns aqui está a letra da música "Palavras Mágicas"

PALAVRAS MÁGICAS

Eliana

Algumas palavrinhas são mágicas

Que ajudam a gente a viver melhor

Por favor, muito obrigada, com licença

Tudo bem, pode passar,

Eu te amo vem brincar comigo vamos lá meu amigo

Aquele abraço.

Bom dia, boa tarde, boa noite.

A benção mãe, a benção pai.

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Viver assim é bom demais.

Essas palavrinhas mágicas

Palavras mágicas são assim,

Tem o poder maior de abracadabra

E de salabim, asssim, assim.

SUGESTÕES

1- O que você entendeu da música?

2- Escreva seis palavras mágicas nas nuvens abaixo: (Fazer 6 nuvens)


* Por que chamamos estas palavras de “palavras mágicas”?

3- Por que é importante usar as palavras mágicas?

4- Desenhe uma situação em que você diz uma palavra mágica para alguém:

5-Cite algumas situações que é importante usarmos as palavras mágicas?

* Representar na sala algumas situações que usamos as palavras mágicas.


CONHECENDO-SE
- Hoje eu trabalhei Identidade, as crianças se olharam no espelho, fizemos uma rodinha e cada uma falou uma característica que tinha, colei no quadro várias fichas com palavras do tipo:

ALEGRE PESSIMISTA HUMILDE LEGAL BRINCALHÃO

TÍMIDO MEIGO INVEJOSO MALCRIADO CALMO

NERVOSO CARINHOSO SÉRIO MEDROSO COMPANHEIRO

- Pedi que cada criança, uma a uma retirasse uma ficha do quadro e dissesse porque escolheu a ficha.
Cada criança respondeu no livrinho as seguintes questões
Eu sou ____________________________________
Eu não sou _____________________________________
Eu gostaria de ser _______________________________
Gostaria de não ser _______________________________

- Cada criança fez o seu autorretrato (agora se escreve assim né?!), representando ao máximo as suas características, brinco, cor dos olhos, óculos, etc...
Foi uma aula muito prazerosa.

2 comentários:

  1. Ohh Morgana!! Como fiquei feliz com o selinho!! Amei viu?? Ah! Amei tb o projeto Identidade e Convivência. Muito criativo! Menina e essas novas regras de português são estranhas né?? Até nos acostumarmos...Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Irinete, que bom que vc gostou, gosto muito também do seu blog. bjs.

    ResponderExcluir