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terça-feira, 14 de julho de 2009

AUTISMO



Trabalho numa escola particular que tem como foco a inclusão, temos alunos com TDH, deficiencia visual, autismo, Hiperatividade, etc. Estamos encantadas de trabalhar com os casos que temos de autismo que são três, em especial um aluno que entrou este ano no 1o ano. Ele é uma gracinha, e já mudou muito desde que entrou na escola, antes ele não ouvia ninguém, não parava quieto, não deixava ser tocado, etc. Agora ele é muito carinhoso, fala com todo mundo, conhece todos os funcionários, já se deixa ser abraçado e beijado. É incrível como crescemos quando temos alguns desafios. Eu não dou aula para este aluno, mas ano passado eu dei aula para um autista também, no 4o ano. Como eles têm uma memória incrível, guardam nomes, datas, telefones, etc. Estou postando abaixo um informativo sobre isso para que possa ajudar a mais pessoas que têm estes casos na sala de aula. Não esqueçam de deixar o seu comentário.

AUTISMO


AUTISMO

O que é?

Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.

O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças.

Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Causas:

A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).

Sintomas e diagnóstico:

Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e rituais. A criança pode começar a falar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir - por não poder ou não querer - falar nada. Quando falamos com a criança, ela frequentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.

Sintomas de autismo em uma criança levam o médico ao diagnóstico, que é feito através da observação. Embora nenhum teste específico para autismo esteja disponível, o médico pode executar certos testes para procurar outras causas de desordem cerebral.

A maioria das crianças autistas tem desempenho intelectual desigual, assim, testar a inteligência não é uma tarefa simples. Pode ser necessário repetir os testes várias vezes. Crianças autistas normalmente se saem melhor nos itens de desempenho (habilidades motoras e espaciais) do que nos itens verbais durante testes padrão de Q.I.

Uma variante do autismo, às vezes chamada de desordem desenvolvimental pervasiva de início na infância ou autismo atípico, pode ter início mais tardio, até os 12 anos de idade. Assim como a criança com autismo de início precoce, a criança com autismo atípico não desenvolve relacionamentos sociais normais e frequentemente apresenta maneirismos bizarros e padrões anormais de fala. Essas crianças também podem ter síndrome de Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou hiperatividade.

Assim, pode ser muito difícil para o médico diferenciar entre essas condições.

Prognóstico e tratamento:

Os sintomas de autismo geralmente persistem ao longo de toda a vida.

Muitos especialistas acreditam que o prognóstico é fortemente relacionado a quanto idioma utilizável a criança adquiriu até os sete anos de idade. Crianças autistas com inteligência subnormal - por exemplo, aquelas com Q.I. abaixo de 50 em testes padrão - provavelmente irão precisar de cuidado institucional em tempo integral quando adultos.

Crianças autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, frequentemente se beneficiam de psicoterapia e educação especial.

Fonoterapia é iniciada precocemente bem como a terapia ocupacional e a fisioterapia.

A linguagem dos sinais às vezes é utilizada para a comunicação com crianças mudas, embora seus benefícios sejam desconhecidos. Terapia comportamental pode ajudar crianças severamente autistas a se controlarem em casa e na escola. Essa terapia é útil quando uma criança autista testar a paciência de até mesmo os pais mais amorosos e os professores mais dedicados.

Lista de Checagem do Autismo:

A lista serve como orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade.

Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,
Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina,
Risos e sorrisos inapropriados,
Não temer os perigos,
Pouco contato visual,
Pequena resposta aos métodos normais de ensino,
Brinquedos muitas vezes interrompidos,
Aparente insensibilidade à dor,
Ecolalia (repetição de palavras ou frases),
Preferência por estar só; conduta reservada,
Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente,
Faz girar os objetos,
Hiper ou hipo atividade física,
Aparenta angústia sem razão aparente,
Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo,
Apego inapropriado a objetos,
Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e
Dificuldade em expressar suas necessidades; emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras.
Retirado do blog http://sandra-barreto.blogspot.com/

66 comentários:

  1. Que bom que você gostou do meu blog e que esta postagem lhe serviu de ajuda para o desenvolvimento do seu trabalho.Só lhe peço que sinalize junto à postagem o endereço do meu blog como referência de publicação.Um forte abraço.
    Aguardo pela correção. Obrigada
    Sandra Barreto

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  2. Adorei seu blog tb trabalho com autismo e gostaria de receber projetos para trabalhar com autismo FICO MUITO GRATA SE PUDER ME AJUDAR...MEU EMAIL É roseburato@hotmail.com
    Obrigada .

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  3. Ola sou formada em pedagogia e faço pós graduaçao em psicopedagogia institucional e clinica e gostaria de receber algumas sugestoes de atividades que podem ser aplicadas em crianças autistas entre 6 e 12 anos para um trabalho de conclusao de estagio ja procurei em inumeros lugares e até agora nao consegui nenhuma atividade se puder me ajudar agradeço desde ja
    meu email é iarapaguioto@bol.com.br
    Obrigada
    Iara

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  4. preciso de ajuda
    informações de como lidar com a criança na escola
    sou estgiária da EMEF em saõa Paulo.

    lueducadora@yahoo.com.br

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  5. sou professora alfabetizadora.
    Recebi em minha turma este ano um aluno com
    autismo,ele não fala só grita e emite sons incompreensiveis.Tenho trabalhado com imagens,mas estou um pouco insegura quanto a validade do meu trabalho.preciso de ajuda.

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  6. Olá:

    Sou professoram de ed. infantil e recebi este ano um aluno de quatro anos que é autista.
    Aparentemente ele compreende o que eu falo mas, só atende aos comandos que lhes é interessante.
    Gostaria de saber se as regras de comportamento que se aplicam aos demais alunos também podem ser aplicadas a esta criança. Segundo a mãe sim. Tudo que vale para os outros também vale para ele, uma vez que ele entende o que é falado.
    Será que isso é mesmo verdade?

    Desde já, obrigada por me ajudar.

    Marisa

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  7. hola! Eu realmente gostei deste blog

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  8. Olá;
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu blog.
    Sou professora,e este ano estou na sala de recurso, e tenho uma criança com autismo.Gostaria que me enviasse algumas informações e sugestões de atividades,ele é da educação infantil.
    meu email: creonice_lopes@hotmail.com
    Obrigada

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  9. Sou estudante de pedagogia e estou concluindo o meu tcc com projetos pedagógicos com crianças autistas.Se possivel, gostaria que me enviasse algum que conhece e\ou tenha presenciado de preferencia em escola ública. OBRIGADO.Meu email é: roseny_tina@hotmail.com

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  10. olá, sou professora de uma criança autista de 5 anos na sala de apoio. Graças à Deus conseguimos alguns avanços, mas gostaria de começar a alfabetizá-lo. Voçes tem alguma sugestôes práticas? Meu email é juci-bomm@hotmail.com

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  11. OLÁ trabalho com autistas a mais de cinco anos e vejo que em uma parte dessa explicação o que é autista esta faltando muita coisa ...
    e tambem tem muito a refer.
    trabalho com uma terapia unica do BRASIL

    se quiser saber sobre Email:tataofaria@hotmail.com

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  12. OLá gostei muito do seu blog e sempre passo por aqui. Agora estou precisando de ajuda, pois sou educadora infantil e recebi uma criança autista de 5 anos. Vc tem algum projeto/ planejamento/ sugestões de atividades para trabalhar com ele?? Meu email é cmariaramos@gmail.com
    Agradeço muito sua atenção
    Deus te abençõe

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  13. oiii me chamo angélica estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso de serviço social e o tema e sobre autimo. a inclusão do autista na sociedade civil. e gostaria de quem pudesse me mandar material para mim, pois estou perdida eu necessito de referencia para poder começar. esta dificil mas nao vou desistir desse tema, pois li muito e amei poder falar dessas crianças tão especial que acabei me apaixonando
    desde já agradeço
    angel_morena_2@hotmail.com

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  14. Olá!!! Primeiramente quero parabenizá-la pelo maravilhoso blog. Sou professora e trabalho com Apoio Pedagógico.Este ano de 2011 recebi um aluno autista.É a primeira vez que trabalho com autistas e me sinto insegura e preocupada com a qualidade do meu trabalho. O perfil desse aluno é parecido com esse que é citado no início do blog e ainda fala coisas que não dá para entender ou repete muitas vezes a mesma coisa. Por favor ajude-me para que eu possa ajudá-lo. Gostaria muito de poder alfabetizá-lo. Ele está no 1º ano e tem 6 anos.Vc tem algum projeto, planejamento e sugestões de atividades para trabalhar com ele? Desde já agradeço e serei muito grata pela ajuda e atenção.
    Meu e-mail é:
    helidalopes15@hotmail.com

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  15. gostaria de receber algumas sugestoes de atividades que podem ser aplicadas em crianças autistas 5 anos, pois nao sei o que fazer nao consegui nenhuma atividade se puder me ajudar agradeço desde ja
    amogiselle@hotmail.com

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  16. Olá,

    Gostaria de parabenizá-la pelo blog, super bonito e informativo também. Estou trabalhando com alunos autistas e gostaria de ter mais sugestões de atividades pedagógicas que poderia desenvolver com eles.
    Abraços,
    Nádia Rocha

    nadia_mlr@hotmail.com

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  17. Meu nome é Vânia e atualmente trabalhando como professora de apoio para uma aluna autista que tem 15 anos .
    Tenho um pouco de dificuldade com ela pois ela não fala e não se comunica mas mantemos um relacionamento muito agradável.
    ela é muito carinhosa.

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  18. gostaria que me envia artigos sobre autismo.
    meu email é vania.luciafh@hotmail.com e/ou pintandoosetefh@gmail.com

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  19. Olá!
    Obrigada por nos proporcionar, em seu blog, ricas sugestões para nossa prática pedagógica.
    Trabalho na sala de recursos e tenho um aluno autista com 11 anos de idade, frequentando o 4° ano de escolaridade e gostaria, se possível, que me enviasse algumas informações e sugestões de atividades. Meu email: joseliars09@hotmail.com
    Que Deus te ilumine cada vez mais!

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  20. 05 de abril de 2011
    estou trabalhando c uma criança autista no 2 ano fundamental pretendo alfabetiza lo,iniciar matematica numero quantidade como devo iniciar.
    obrigado
    marcileiamelo@yahoo.com.br

    envie parao meu e-mail que esta acima.

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  21. Primeiramente queria parabeniza-la pelo blog.
    Que vai me ajudar muito.obrigada

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  22. Olá!
    Começei a trabalhar em sala de aula com uma autista de 6 anos, mas estou sem noção de que tipo de atividades posso, oferecer á ela e como orienta-la de forma que me compreenda.
    Se possível me envie atividades .
    meu email:
    paula_daniela96@yahoo.com.br
    obrigada

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  23. Oi,estou trabalhando com uma criança autista,vou na sua casa 3 vezes por semana 1h a cada encontro.estou seguindo o metodo Son-rise que é o quarto de brincar.Uso a pedido da mãe que fez o curso.Só que ele é super ativo,sobe em tudo mexe e derruba tudo pra quebrar,e fica esperando chamarem sua atenção ele fica olhando.se não chamam a atenção ele para.não consigo trabalhar nada com ele o que faço?o que devo fazer? Se poss´vel me enviar angumas atividades .Ficarei grata
    emmail: paulahinckel@yahoo.com.br

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  24. Ola, estou trabalhando em sala de aula com uma criança autista de 6 anos,no programa de inclusão, mas estou sem noção de que tipo de atividade pedagógica posso oferecer á ela e como orienta-la de forma que a faça interessar por alguma atividade.Ele é super ativo,não reconhece letras e nem numerais, adora jogos de computador mas não tem nenhum interesse por atividades pedagógicas.
    Se possível me envie algumas sugestões de como trabalhar com ele, com certeza irá me ajudar muito.
    Agradeço antecipadamente,
    Clarissa Trindade.
    meu email: clarissacto@hotmail.com

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  25. Os sites que já lí não mudam o texto, o que me parece ser sempre uma cópia o que quero saber como se trabalhar com crianças assim, alguem de fato sabe responder?

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  26. Ola sou formada em pedagogia e faço pós graduaçao em psicopedagogia institucional e clinica e gostaria de receber algumas sugestoes de atividades que podem ser aplicadas em crianças autistas entre 6,7anos para um trabalho de conclusao de estagio ja procurei em inumeros lugares e até agora nao consegui nenhuma atividade se puder me ajudar agradeço desde ja

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  27. ola fui chamada p/ trabalhar com um aluno autista,e estou sem noção de como trabalhar com ele em sala de aula,pois ñ tenho experiencia em trabalhar com criança especial, a duvida é q tenho q explicar p/ ele o q a professora esta explicando,me ajudem, e como orienta-lo de forma q ele me compreenda.

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  28. Olá, meu nome é Josiane sou de Curitiba e sou professora, tenho um aluno autista e gostaria de saber se tem algumas atividades para trabalhar com eles, estou sentindo mta dificuldade. Obrigada, seu blog é maravilhoso parabéns.

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  29. Olá, estou trabalhando na APAE no bloco de crianças com maior comprometimento mental aqui na minha cidade,na minha sala tem vários autistas,todos com retardo mental grave.Queria algumas dicas e atividades de como trabalhar com eles para que se desenvolvessem mais, mas não consigo achar nada nesse sentido, pra ajudar sou novata, estou cursando pedagogia, mas gostaria muito de poder ajuda-los. Por favor me ajude a ajuda-los. Se possivel envie por e-mail:rejane.ranzani@yahoo.com.br
    Obrigada.

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  30. Olá, sou pai do Saluztiano, diagnosticado com autismo atipico, dos sintomas listados, ele apresenta, hiperaividade, ecolalia e atraso na fala. Moro num local sem psicologos, fonos ou outros tipos de terapia. Pode me auxliar indicando livros, sites, blogs, filmes ou o que quer que seja que possa auxliar-me a educar meu filho? Meu endereço é Rua Cicero Felisberto Vieira, 1200 Centro Tarilandia distrito de Jarú-RO 69-3526-1381(pode ligar a cobrar) email: marcomugrabe@yahoo.com
    Grato

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  31. Bom Dia!
    Sou estagiária do Ler e Escrever em uma EMEF de São Paulo, em nossa sala temos um aluno muito querido por nós de 10 anos, porém, ficamos perdidas na hora de delegar-lhe atividades, pois td q passamos para ele o mesmo nega-se a fazer. Precisamos de ajuda! Adorei seu blog! Parabéns por fazer esse trabalhoi tão maravilhoso! Se puder enviar atividades para meu email, agradeço! nathalie.papertrade@hotmail.com
    Obrigada! :)

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  32. Oi adorei esse site,parabens pelo seu trabalho.estou precisando de ajuda terei em 2012 minha primeira turma e terei uma aluna autista com 7anos e nao fala,fara ojardim 2 comigo tenho mais 17 alunos sem esse problema.conto com a ajudade voces me enviando sugestoes de como trabalhar com ela me ajudem a enfrentar essse desafio.obrigada e bom final de ano.meu e-mail é natalia_pontes88@hotmail.com.

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  33. ADOREI O SEU BLOG.....SE VC TIVER ATIVIDADES, SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR COM A CRIANÇA AUTISTA EM SALA DE AULA ADRADEÇO MUITO.
    MEU EMAIL nyelliss@hotmail.com

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  34. estou com um aluno autista e se possível gostaria que me enviasse algumas dicas e atividades. meu email misma_ckp@hotmail.com
    muito obrigada

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  35. Olá!!!
    Também estou precisando de atividades para trabalhar em sala de aula com um aluno do 1º ano. Ele não pinta desenhos, apenas se for com guache ou canetinha (várias canetinhas juntas na mão) rabiscando. Como está no 1º ano dei as letras do alfabeto pontilhadas bem grande para passar o lápis por cima. Comecei com a Letra A, mas ele se nega a fazer atividades em folha. Quer ficar brincando com jogos de encaixar. Se falarmos para guardar fica agressivo e se nega. Só faz o que ele quer. Se insistir na atividade ele rasga a folha e joga no lixo. Como não sei trabalhar com este aluno. Estou precisando de uma ajuda em como trabalhar c/ ele em sala de aula, já que estamos na alfabetização e mesmo com alfabeto móvel ele brinca com as peças!!! Me ajude se puder!
    Obrigada Adriana
    Drickarosa@ig.com.br

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  36. olá! amei o seu blog.
    sou professora da educação infantil, e este ano estou com um aluno autista de 7 anos. Já pesquisei muito sobre o autismo e ainda me sinto insegura na sala de aula. PRECISO de ajuda como lidar com o autista!!!!!!!
    bjossssssssssss
    Dennielias@hotmail.com

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  37. gostei muito do seu blog e quero te agradecer pelas informações sobre o autismo, pois este ano estarei recebendo um aluno autista em minha turma e ainda não conhecia muitas coisas sobre o autismo. Obrigado, se possível gostaria que me envia se algumas atividades e dicas. meu e-mail é r.luanadanieli@yahoo.com.br

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  38. Gostaria de receber atividades, porque tenho uma criança de 7 anos, e ainda não está alfabetizado. Ele é muito esperto e acredito que tem potencial para isto.
    Conto com sua ajuda.
    Desde já agradeço
    Maria Cristina
    meu e-mail maedacaca@gmail.com

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  39. Olá, gostei muito do seu blog, gostaria muito de receber dicas de como trabalhar com aluno autista. Tenho um aluno autista na minha turma de alunos de 6 anos, não sei como trabalhar com ele da melhor forma, se puder me enviar algumas dicas agradeço muito.
    helenalerner@hotmail.com

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  40. boa tarde, gostei muito do seu blog, eu tb trabalho com turmas de pré escola, gostaria muito se fosse possível de receber dicas de como trabalhar com um aluno autista que tenho de 4 anos, pois, é a primeira vez que recebo um aluno com essa síndrome e não gostaria de pecar ao lidar com ele e muito menos deixá-lo na sala só ocupando espaço, já que é até difícil mantê-lo na sala.Meu e-mail é: jack.jsp@hotmail.com, aguardo sua resposta. obrigada. Jack

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  41. Gostei muito da sua postagem sobre o autismo. Estou trabalhando com um autista em sala de aula.E tudo é muito novo para mim.Foi muito salutar as suas informações para o meu trabalho. Peço que se possível me envie mais informações e atividades para ser trabalhada com o mesmo. Te agradeço .Segue o meu e-mail : claudia__sa@hotmail.com

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  42. Adorei seu blog, estou diretora em uma escola pública e acabamos de receber um aluno com autismo, estamos um pouco perdidas e não sabemos como agir e o que fazer por isso gostaria de receber projetos para trabalhar com autismo FICO MUITO GRATA SE PUDER ME AJUDAR...MEU EMAIL É marcilene.eccard@hotmail.com
    Obrigada

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  43. daniele

    OLÁ, ESTOU COM UM ALUNO AUATISTA NA MINHA SALA 1º ANO FUNDAMENTAL. GOSTARIA QUE VOCE ME AJUDASSE COM ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM ELE EM SALA DE AULA. FICAREI MUITA FELIZ SE VOCE PUDER ME AJUDAR. MEU EMAIL É grazicarvalhoarruda@hotmail.com

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  44. ESQUECI DE FALAR QUE ESSE QUERIDO ALUNO JA ESTA ALFABETIZADO, MAS NÃO CONSIGO CONVERSAR COM ELE POIS A MÃE FICA O TEMPO TODO EM SALA DE AULA, OU SEJA ELE SÓ ESCUTA A MÃE.
    POSSO PEDIR PARA A MÃE FICAR FORA DA SALA PARA QUE ELE ME CONHEÇA COMO PROFESSORA?

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  45. olá ..gostei das informaçoes, gostaria se possivel que me desse alguma sugestão , pois trabalho numa Escola em series inicais , e este ano me colocaram para avaliar uma Criança que a principio os pais não aceitam que o seu filho venha a ter algo como autismo, porem pelo que percebi a criança apresenta todos os sintomas ..porem nós da escola nao podemos fazer nada pois os pais não aceitam ..agora gostaria de saber se poderia me dar alguma sugestão de como trabalhar com essa criança.obrigada

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  46. ola! me chamo pollyana e gostei muito do seu blog gostaria de saber se pode me ajudar. trabalho em uma escola como auxiliar de atividades pedagogicas em turmas de 1º ano e na sala temos alunos com hiperatividade, deficiencia auditiva(mas usa aparelho e fala pouco)e uma aluna com Down e que apresenta caracteristicas de autismo, por exemplo: ela nao fala, nao escreve nada, joga no chao tudo que ver pela frente, tem baixa visao, tem risos inapropriados, as veses grita na sala, nao responde as nossas ordens, so rabisca folha e quando quer,passa o dia todo segurando uma linha com as duas maos. a professora nao sabe como trabalhar com essa aluna, e a mae da menina de 7anos quer q ela avançe.se vc tiver sugestoes de atividades por favor nos ajude. envie para meu email ( vc.polly@hotmail.com)irei ficar muito grata e mais uma vez parabens pelo seu trabalho e seu blog. abraços

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  47. Quero fazer algo a mais pelo meu filho em casa, ele tem o diagnostico de autismo e mesmo é uma linda crianca muito feliz \ quero ajuda-lo a fazer mais trabalhos manuais tudo voldado para alfabetização \ deve ter algo que posso fazer com ele em casa \ ele esta na escola e tem os acompanhamentos \ apae \ \bads \ caps \ mas quero tambem participar mais jundo dele para ensina-lo \ adoro estar com ele e quero aproveitar muito os momentos que estamos juntos;... obrigado

    meu e-mail; jaqueline.asiplia@yahoo.com.br

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  48. Muito bom seu blog, vc tem sugestões de atividades para autista. Trabalho com autistas e amo sugestões meu email deiaduque06@gmail.com.Obrigada.
    Andréa.

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  49. Adorei o seu blog,estou cursando o ultimo ano de pedagogia e o tema do meu tcc é o autismo,preciso de sugestões de livros sobre o assunto,se puder envia no meu e-mail
    marciacfarias25@hotmail.com.Obrigada.
    Márcia

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  50. Bom Dia, aqui na escola temos alguns casos de crianças portadoras de necessidades especiais e gostaria de uma ajuda em relação a que tipo de atividade dar para crianças de 4 anos que tem autismo e outra com síndrome de down, quais exercícios etc. Meu e-mail é rerebmpsico@hotmail.com. Obrigada.
    Renata

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  51. Olá!Amei o seu blog, você apresentou sugestões muito ricas. Sou professora de Educação Infantil, atualmente trabalho em um Centro de Atendimento Especializado, que atende crianças com deficiência. Atuo na alfabetização de crianças cegas (alfa braille)e tenho dois alunos autista com deficiência visual, estou um pouco perdida, pois é tudo muito novo pra mim, não sei como alfabetizar essas crianças,não pela cegueira,mas pela questão do autismo, portanto, gostaria de saber se vc pode me dar alguma sugestão de como trabalhar com essas crianças.
    Meu email é castroluciana1@hotmail.com
    Obrigada! Luciana

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  52. Recebi um aluno com autismo este ano em minha turma. Ele tem 11 anos e não fala, usa fraldas, não come nada sozinho, poucas coisas chamam sua atenção e por muito pouco tempo ele brinca com algo. Gosta mesmo é de girar um cordão. Não sei como lidar com ele e o que fazer para seu desenvolvimento. Agradeço se me ajudar neste processo. Meu email: dornelespatricia@gmail.com. Obrigada!

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  53. edileusa cristina 03de agosto de2012 19:00 recebi agora de volta as aulas um aluno autista e gostaria muito de saber como trabalhar com ele. meu email: edileusa1968@hotmail.com

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  54. Olá!!!!

    Gostaria se possivel receber ideias de atividades para autismo.

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  55. Edvânia de Moraes9 de agosto de 2012 17:32

    Em minha turma deste ano tenho um aluno de 07 anos que é autista, o grau é o mais alto que tem, ele não fala, possui alguns movimentos esteriotipados, ainda não foi alfabetizado, não tem concentração, a sua concentração é mínima. Gosta de pintar desenhos, jogos de encaixe, já começa a se relacionar com os colegas de sala. Gostaria muito se você me ajudasse em algumas dicas de atividades que posso desenvolver com ele.obrigada! edvaniamarlon@hotmail.com

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  56. ola meu nome kelly, eu estav procurando no google alguma coisa que me ajudace ..
    entao meu filho tem 5 anos .estava lendo algumas atidtudes de um altismo,algumas ele outras nao . de 1 mes pra ka ele comeso a fala sem para ,parece que ele tem fio ligado 24 horas,mais ele e carinhoso ,adora ter amiguinhos,mais o meninos maiores nao gostam dele , tem mania de fica brincando falando errado, mais ele fala corretamente., nao presta atencao quando falamos com ele. e ele repeti quase 5 vez a mesma coisa ,tem falta de vista forte ...
    sera que com essas descricoes vc poderia me fala se e altismo .. obrigado kellynhausa22@hotmail.com

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  57. como as outras professoras e estudantes, também adorei o blog e gostaria muito de receber algumas recomendações suas, pois estou trabalhando com uma criança autista e gostaria de aprender mais sobre o assunto.

    desde já agradeço: Andressa
    e mail: andressavaleriana@gmail.com

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  58. Olá, sou professora do ensino fundamental 1 e esse ano tenho um aluno autista gostaria de saber algumas coisas, como devo proceder na sala de aula pois ele se recusa totalmente a fazer as atividades propostas, ele interage bem com as outras crianças mas não faz as tarefas. O que faço?

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  59. Olá sou educadora cuidadora e esse ano vou trabalhar com um aluno autista de 6 anos, estou bem perdida não sei q tipos de atividades fazer com ele, se puder me dar umas sugestões desde já agradeço. meu Email é: dfm0283@yahoo.com.br

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  60. como faço para adquirir a apostila autista 1.meu e-mail e ghmcaj@hotmail.com obrigada

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  61. sou mae de uma menina autista gostaria de adquirir a apostila autista 1 meu e-mail e ghmcaj@hotmail.com obrigada

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  62. meu filho tem cinco anos tem um bomrelacionamento comoutras crianças ,escreve e conhecer as letras tem otima memoria tem uma atividade muito boa em casa adora musica fazudo que se pede mas na escola especial nao esta se dando bem .o que fazer .meu email ozafin@gmail .com.sou rachel

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  63. Gostei muito do blog. Sou professora de 1º ano. e tenho uma aluna autista. No início do ano ela estava bem, realizava as atividades apresentadas. Mas neste mês ela começou ficar agressiva, só quer os objetos dos alunos. Gerando conflitos. Converso com todos, mas é difícil que entendam. Estou precisando de ajuda para resolver este conflito. Desde já agradeço. Meu e-mail é andrearasera@ibest.com.br

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  64. Queridos professores como vocês sou professora, mas tambem sou mãe de um gênio autista. Meu filho não é superdotado, mas possui habilidades que nenhuma criança da idade dele teria. Ele foi classificado com o grau de leve a moderado. E digo que apesar do texto ter muita verdade, peço encarecidamente que vocês não fiquem presos a essa referência, pois mesmo que tenha sido fruto de estudos e experiencias vivenciadas com determinados alunos, ela especifica características como aspectos definitivos para o autismo, mas digo a vocês com muita alegria que não cabe. Eu não conheço somente o meu autista, mas outros e gostam de afeto, correspondem com os olhares, conseguem se socializar se e participar do meio, porém tem suas particularides. Portanto nao generalizem seus alunos por causa de uma literatura, mas independente do que vocês leem, ou vivenciem em sala, nunca um autista será igual ao outro mesmo em uma sala com 100 deles todas no mesmo nível de autismo, para cada um você devera criar uma metodologia específica, ou adaptar outra. O que eu aconselho é que creia em cada, da mesma maneira que esta professa que teve essa iniciativa de ajudar a colegas nesse campo desconhecido por muitos, porque a sua fé neste aluno é capaz de move lo e fazer dele alguém comum como nós. Nós é quem somos a repetição de um padrão, eles são únicos, incoparáveis por isso o trabalho se torna mais complexos, porque com o padrão é tudo simples, pois o somos também. Meus parabéns a todos que não se acomodam e tentar a fazer o melhor, porque é somente assim que eles também serão. Qualquer intetesse em saber mais também me disponho, porque sou multiplicadora da causa e não deixem de buscar. Abraços a todos.

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